Marketing Estratégico

O que é marketing estratégico?

alessandromendes
Escrito por alessandromendes
8 min de leitura
O que é marketing estratégico?
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Para competir em mercados altamente concorridos é preciso ter uma estratégia de marketing bem estruturada. A falta de critérios utilizados para construir essas estratégias faz com que os empresários do setor encontrem muitas dificuldades para construir uma marca sólida, comunicar melhor suas propostas de valor e enfrentar a enxurrada de novos concorrentes.

Esse post tem como missão elucidar sobre a importância de agregar valor para a marca e competir de forma saudável utilizando os preceitos de marketing de forma otimizada.

Marketing não é panfletagem

Para construir o amplo entendimento sobre marketing, vamos desconstruir um conceito praticamente institucionalizado entre os empreendedores:

“Marketing é panfletagem!”

Não! Marketing não é “panfletagem”!

O que impressiona é que em pleno século XXI, muitos ainda definem as ações isoladas de divulgação, apelidadas aqui de “panfletagem”, como marketing, quando na verdade são somente tiros isolados sem alvo. Essa confusão de que marketing é somente divulgação, definitivamente não pode ser a referência do todo.

Esse foi um dos fatores que fez o marketing cair em descrédito no segmento. Foi rotulado com uma das ferramentas que não faziam falta. Na sua essência, essas incoerências eram até mesmo “justificadas” estatisticamente, já que a maior parte das ações traziam resultados com baixa expressividade.

Mas os questionamentos que muitos não faziam para justificar os seus baixos resultados são: Não deu certo por que não dá certo? Ou não deu certo por que não sei construir as ações de marketing certas para ser competitivo e valorizar minha marca?

Uma ação de marketing bem estruturada é o produto de um trabalho bem construído de análise mercadológica.

Os famosos míopes do marketing não conseguem entender que em muitos momentos a ausência de resultados expressivos em suas ações de marketing se dá devido a falta de um planejamento estruturado.

Planejai-vos e acertai. Esse deveria ser o mantra daqueles que querem sobreviver. A evolução do mercado começou a criar a necessidade vitalícia de se planejar estrategicamente, e esse fenômeno trouxe o foco novamente para o marketing e suas ferramentas.

O Marketing é ciência

Marketing é uma ciência mercadológica que envolve pesquisa, análise, planejamento estratégico, divulgação, comercialização e relacionamento com clientes.

Marketing é a vida do negocio, é a conexão entre a entrega dos produtos e a satisfação dos clientes. Marketing é pesquisa de mercado, é estudo de influências e impactos, é a construção de demandas, desejos, necessidades e expectativas. Marketing é inovação, reconstrução de produtos e processos.

Para corroborar com essas descrições, seguem dois conceitos bem difundidos sobre Marketing. O primeiro é o da AMA, American Marketing Association, uma associação internacional de milhares de profissionais da área que tem como uma de suas funções universalizar os conceitos de marketing. Para a AMA, marketing é:

“Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tem valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.” (American Marketing Association, 2013)

A segunda definição é a do grande Philip Kotler, o famoso pai do marketing, o homem com a maior quantidade de livros publicados no mundo sobre o tema. Para Kotler Marketing é:

“Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam, com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros. “ (KOTLER, 2006).

Essas definições mostram a força da universalidade do marketing e as suas ramificações holísticas em todo o processo organizacional. Praticamente a coluna vertebral dos negócios, a mola mestra, a engrenagem que faz tudo se movimentar.

Como planejar financeiramente o seu negócio, sem entender como os clientes comprarão os seus produtos? Como desenvolver novos produtos, sem estar alinhado com o mercado? Como atrair clientes, sem saber exatamente o que os clientes querem para serem atraídos?

O Marketing é visceral e ultrapassa todas as vertentes departamentais. Ele transita em todos os setores e direciona para um único objetivo: conectar as entregas com as expectativas dos clientes.

O marketing não é uma ação isolada nem função somente de uma pessoa ou um departamento.

Marketing é o processo estratégico que tem a missão de criar propostas de valor, promover ideias de consumo e entregar expectativas.

 

Ações Recomendadas

1 – Conecte suas ações com os clientes potenciais corretos. Uma estratégia de marketing bem feita tem clareza na conexão entre a proposta de valor e seu público-alvo;

2 – Os clientes procuram a sua academia a fim de atender uma necessidade emocional, por isso crie ações que apresentem essas soluções os seus consumidores em potencial.

3 – A parte do seu cérebro que processa o reconhecimento de pessoas é a mesmo que processa o reconhecimento das marcas. Por isso, fique extremamente atento a qualquer coisa que possa afetar a experiência do seu cliente dentro da sua academia;

4 – Os clientes gostam de saber a sua história e porque a sua empresa foi criada e quem são seus profissionais. Isso cria mais conexão com sua empresa;

5 – Faça gestão da sua marca. Vivemos em um mundo extremamente globalizado, estamos sendo avaliados em diferentes plataformas e redes sociais, por isso fique sempre atento aos conflitos que envolvem sua empresa e resolva com autenticidade e transparência;

6 – Seja um zelador na entrega de experiência para seus clientes. Prometer e não cumprir é uma grande oportunidade para não fidelizar seus clientes;

7 – Seja fiel a sua proposta de valor e nos momentos de conflito com os clientes não tente levantar vantagem ferindo seus conceitos de negócio, pois isso pode custar muito caro para a sua marca.

8 – Dica extra: para gerenciar de forma otimizada e ganhar tempo, sem se preocupar em perder dados ou preencher planilhas, e ainda ter de forma automatizada o processo de relacionamento com o cliente utilize um software para academia que atenda essas necessidades.

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Alessandro Mendes
(21)991343141

contato@alessandromendes.com.br
www.arqueiros.com.br
www.alessandromendes.com.br

Esse material foi inspirado no material produzido por Alessandro Mendes e Léo Cabral para o Relatório de Inteligência Setorial do SEBRAE

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