Marketing Estratégico

Criando propostas de valor competitivas

alessandromendes
Escrito por alessandromendes
3 min de leitura
Criando propostas de valor competitivas
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Criando propostas de valor competitivas

As pessoas consomem de acordo com as suas necessidades, desejos e expectativas. As empresas constroem propostas para atender a essas demandas. Quando as propostas atendem as premissas de consumo do seu público, elas são denominadas de Propostas de Valor.

 

As propostas de valor direcionam o cenário mercadológico, enquadram concorrência e principalmente embasam o posicionamento competitivo. Até aí o conceito é simples, a grande complexidade está na velocidade de transformação do mercado e a enxurrada de novas propostas que impactam diariamente as relações de consumo, reformatando constantemente essa fórmula. Quanto mais distante está a oferta da demanda, menor é o valor da entrega.

A mutação acirra a competição e obriga a transformação para que haja conexão com a evolução. O fim da proposta de valor é o início da competitividade desenfreada que age e reage sem propósito estratégico definido.

Muitos já entenderam essa necessidade de adequação e iniciaram a transformação para competir e até mesmo sobreviver, outros ainda estão operando os seus negócios como faziam há 5 anos. Ambos vão se enfrentar em breve, quem vai vencer essa queda de braços?

Para Criar Propostas de Valor, tenha em mente os seguintes passos:

1- Conheça o comportamento de consumo do seu público, as expectativas, necessidades e desejos. Escolha para quem você quer vender, o que quer vender e como quer vender;

2- Pesquise seus concorrentes e conheça as ofertas de produtos, as promoções, estrutura, serviços agregados, forças e fraquezas. Em mercados com alta competitividade, é de vital importância conhecer a fundo os seus concorrentes, pois isso lhe trará vantagens na hora de desenvolver suas estratégias para disputar mercado;

3- Defina os fatores chaves de sucesso. Essa referência irá lhe mostrar o que a sua empresa precisa fazer para criar a Proposta de Valor e ser mais competitiva;

4- Crie e apresente para o seu mercado sua missão e visão. Os clientes apreciam essas informações pois elas mostram o propósito da organização, onde ela quer chegar e ainda definem os valores e a cultura;

6 – Defina com base nas informações anteriores quais produtos você terá em seu cardápio, e como eles serão entregues para os clientes.

Ao passar por cada uma dessas etapas você conseguirá definir a proposta de valor a ser apresentada para o seu público consumidor.

7 – Dica extra: para gerenciar de forma otimizada e ganhar tempo, sem se preocupar em perder dados ou preencher planilhas, e ainda ter de forma automatizada o processo de relacionamento com o cliente utilize um software para academia que atenda essas necessidades.

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Alessandro Mendes
(21)991343141

contato@alessandromendes.com.br
www.arqueiros.com.br
www.alessandromendes.com.br

Esse material foi inspirado no material produzido por Alessandro Mendes e Léo Cabral para o Relatório de Inteligência Setorial do SEBRAE

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