Marketing Estratégico

Entregar expectativas

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Escrito por alessandromendes
Entregar expectativas
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Entregar expectativas

Não basta criar as propostas de valor, promover as ideias de consumo se você não consegue entregar as expectativas. Não dá para comprar o shampoo de cabelos esvoaçantes e continuar com o seu mesmo cabelo. Não dá para atolar com o seu carro 4×4 naquelas trilhas cinematográficas.

entregar-expectativasSe a empresa criou a expectativa, ela precisa entregar. Aqui está um dos grandes problemas de fidelização das academias, prometem tudo em seus fracos materiais publicitários e não conseguem entregar as expectativas que foram construídas.

A desconexão entre a expectativa e a entrega gera a frustração e consequentemente a evasão.

Ao entregar as expectativas você estará conectado com os desejos e necessidades dos seus consumidores. O processo de fidelização tem relação total com o cumprimento e a superação das expectativas dos clientes para com a empresa. A marca é somente um referencial daquilo que se recebe no dia a dia.

Para entregar é preciso conhecer, para conhecer é preciso pesquisar. Com o amplo conhecimento do comportamento do seu público você consegue criar ações de entrega que geram valor agregado. É através dessa percepção de valor agregado, que tem ligação visceral com a expectativa criada pelo consumidor, que as empresas conseguem fidelizar seus clientes.

Para promover as ideias de consumo, tenha em mente esses passos:

  • Desenhe os processos de atendimento na academia para que a experiência do cliente esteja alinhada com a promessa construída na etapa de proposta de valor e divulgada na etapa de promoção das ideias de consumo;
  • Prepare toda a sua estrutura para que ela esteja de acordo com o que foi divulgado nos materiais promocionais;
  • Utilize sempre fotos reais nos seus materiais de divulgação, lembre-se que eles geram a expectativa, e essa expectativa será confrontada no momento em que ele começar a utilizar os serviços da sua empresa;
  • Crie ações de avaliação de satisfação. Como o conceito de marketing defende que é preciso atender desejos e necessidades, nada mais lógico do que sempre avaliar como os clientes estão percebendo as suas entregas.
  • Ao passar por cada uma dessas etapas você conseguirá entregar as expectativas de consumo e assim potencializar a fidelização.

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Alessandro Mendes
(21)991343141

contato@alessandromendes.com.br
www.arqueiros.com.br
www.alessandromendes.com.br

Esse material foi inspirado no material produzido por Alessandro Mendes e Léo Cabral para o Relatório de Inteligência Setorial do SEBRAE

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