Marketing Estratégico

Promover ideias de consumo

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Escrito por alessandromendes
Promover ideias de consumo
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Promover ideias de consumo

As empresas bem estruturadas promovem sistematicamente as suas propostas de valor para criar as ideias de consumo e construir as expectativas.

Quando uma empresa de shampoo coloca em seu rótulo uma foto de uma modelo com cabelos lindos, ela está promovendo a ideia de que ao consumir esse produto, você terá um cabelo similar. Nesse momento a mente do cliente constrói as ideias de consumo.

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Isso também acontece quando uma montadora de automóvel coloca o carro 4X4 no lamaçal em seus comercias, ela está promovendo a ideia de que ao consumir esse produto, você mergulhará no mundo de aventuras, força, liberdade.

Lembre-se, você não compra um produto, você compra o que o produto pode fazer por você. Você não compra um pente, você compra a ideia de ter o seu cabelo penteado.

O processo de promoção das ideias de consumo, obviamente deverá manter linhas estratégicas ditatórias que serão pré-definidas de acordo com a proposta de valor construída na etapa anterior, somente assim se constrói um canal de comunicação eficiente e em sintonia com o seu público consumidor, por exemplo: uma academia com um percentual alto de idosos deverá criar estratégias de comunicação especificas para esse grupo, já uma outra academia com predominância de adolescente não poderá usar a mesma estratégia. Tudo depende do público.

Para promover as ideias de consumo, tenha em mente esses passos:

  • Respeite os conceitos definidos na etapa de Criação de Valor. É comum muitos empresários do segmento ignorarem os preceitos do direcionamento estratégico construído na etapa anterior, e iniciarem a comunicação em uma linha totalmente distinta;
  • Mostre para o seu público porque você é diferente. Ao defender a sua vantagem diferencial na sua comunicação, você gera ainda mais força para a construção da proposta de valor;
  • Enalteça sempre os seus pontos fortes nos seus materiais. O consumidor gosta de escolher empresas que são referências;
  • Apresente a utilidade dos seus produtos. Quais são os benefícios da atividade física? Porque praticar? Como praticar? Com quem? Essas perguntas criam um senso de necessidade e ajudam a despertar o consumo;
  • Construa um cronograma promocional de um ano. Liste todas as datas comemorativas importantes, por exemplo: Dias dos pais, Dia do amigo, entre outras. Essas datas são âncoras para atrair novos consumidores e manter os atuais fidelizados;
  • Esteja presente nos principais meios de comunicação que o seu público utiliza. Esteja nas principais redes sociais, tenha um site atualizado e com uma interface de fácil navegação, produza conteúdo, grave vídeos. O segmento de academias está muito inserido na internet. Ter presença online atualmente é obrigatório;
  • Tenha materiais institucionais impressos. Por mais que seja uma prática antiga, é uma forma de tangibilizar a sua divulgação. Escolha materiais de qualidade. Lembre-se que o cliente julgará qualidade tendo como base todas as referências de contato que ele teve com sua marca.

Ao passar por cada uma dessas etapas você conseguirá promover ideias de consumo competitivas e assim atrair mais clientes para a porta do seu negócio.

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Alessandro Mendes
(21)991343141

contato@alessandromendes.com.br
www.arqueiros.com.br
www.alessandromendes.com.br

Esse material foi inspirado no material produzido por Alessandro Mendes e Léo Cabral para o Relatório de Inteligência Setorial do SEBRAE

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